quinta-feira, 17 de março de 2011

Política sob a minha perspectiva

Há uma grande diferença entre ser político e fazer política, e ambos os papeis estão e sempre estarão em mãos distintas. Pois, ser político é uma tarefa atribuída a indivíduo que se propõe a fazer algo pelo povo mas que o povo para ele significará ele mesmo e seus apadrinhados, e fazer política é ou deveria ser uma tarefa atribuída ao chamado povo.


Alem da distinção dos personagens a quem serão atribuídas tais tarefas, há a diferença na ação de tais funções, pois estão muito enganados os que dizem que os políticos nunca fazem nada. Político estará sempre fazendo o seu papel, ele será sempre o político ao contrario de quem faz a política que só age durante os períodos de eleição.

Parece contraditório, mas se analisar pela seguinte perspectiva entenderá do eu estou falando:

Durante o período de eleição, os políticos fazem seu papel de nos persuadir de que suas administrações colocarão em primeiro plano os interesses da população – estrão sendo astutos -. Enquanto nós que deveríamos fazer política, desligamos a TV porque achamos que é um momento de chatice, sem nos preocupar em ver a cara dos candidatos, sem nos atentar naquilo que já vou falado e nada foi feito, ou naquele que causou polemica e não deveria mais estar ali. E no final ainda votamos nos palhaços para extravasar e ironizar um pouquinho este universo (achamos engraçado dar risada na nossa própria cara).



Quando os políticos ganham a eleição, vão logo tratando de nomear seus comparsas que serão cúmplice em todas as suas ações corruptas de forma que todos eles se ajudem para que todos eles ganharem encima disso – estão fazendo algo para seu próprio benefício em conjunto com seus apadrinhados -. Enquanto nós que deveríamos estar atento a tais escolhas e nos reunirmos em comunidade para garantir que eles façam o papel deles (embora eles estejam fazendo), estaremos festejando as festas de fim de ano e esperando o carnaval passar para dar inicio às atuações publicas – Nossa mentalidade medíocre é: “o ano no Brasil só começa após o carnaval.


Durante esse período de desatenção eles estão roubando impunemente e após o carnaval continuaram roubando – estão garantindo as suas fortunas à custa do povo - .  Enquanto o povo que deveria estar fazendo política estará vidrado e mais preocupados com a novela das oito, o campeonato brasileiro de futebol e a mais insana das atribuições de quem deveria estar fazendo política é assistir o BBB – o discurso disso é: “Política é para quem entende”. Quando na verdade todos deveria entender bem desse assunto.





Durante todo o mandato, os políticos fazem nada por você, o povo, e muito ou tudo por eles, enquanto o povo fazem nada por si mesmo porque se conformam que a política é assim mesmo e foda-se o resto – ou melhor foda-se nós mesmo.

  
Quando alguma polêmica explode a cerca da política, trata-se da tentativa de manter-se na mídia e bem na fita. Enquanto nós, o povo, nos impressionamos com os seus assustadores feitos  como se isso não fosse previsível antes das eleições quando desligamos nossas televisões para o horário político.



Quando os políticos são absolvidos de toda culpa, eles voltam para o poder para continuar fazendo toda merda que propuseram a fazer desde o inicio – assim continuarão sendo políticos – enquanto nós, o povo que deveríamos estar fazendo política continuamos na novela, no futebol e no BBB... a ponto de esquecer tudo o que se passou e deixar rolar... essa porra nunca vai mudar mesmo neh...



Quando este processo está chegando ao fim, os políticos começam a fazer campanhas, atenderam as camadas mais baixas e chamarão isso de assistencialismo e projetos de governo (Pão e Circo), mas estarão fazendo política, garantindo mais quatro nos neste processo lucrativo para eles. Enquanto nós os receberemos de braços abertos, pois, ao nosso ver este é o único momento em que eles estarão fazendo política e esqueceremos de todo o resto.



E por fim o mais obvio dos papeis. Enquanto os políticos estarão rindo da nossa cara, torrando todo nosso dinheiro, nos chamando de otários nos states, tirando da gente o que nós não temos. Nós estaremos felizes por achar que estamos cumprindo o nosso papel quando na verdade estaremos sempre fodidos por tudo o que eles fizeram sendo políticos enquanto nós ficamos parados sem fazer nada.



Pense nisso, ainda que este seja o mais puro do senso comum, pense em você, pense no que você faz quanto a política. Pense em qual papel você assume e quem na verdade que não faz nada para mudar...

***VOCÊ***

Seja astuto como eles, busque saber o seus direitos, reúna sua comunidade em prol dos direitos coletivos assim como eles fazem com os direitos individuais, seja cidadão mostre que você existe, seja você e faça política...

Nenhum comentário:

Postar um comentário