quinta-feira, 17 de março de 2011

Política sob a minha perspectiva

Há uma grande diferença entre ser político e fazer política, e ambos os papeis estão e sempre estarão em mãos distintas. Pois, ser político é uma tarefa atribuída a indivíduo que se propõe a fazer algo pelo povo mas que o povo para ele significará ele mesmo e seus apadrinhados, e fazer política é ou deveria ser uma tarefa atribuída ao chamado povo.


Alem da distinção dos personagens a quem serão atribuídas tais tarefas, há a diferença na ação de tais funções, pois estão muito enganados os que dizem que os políticos nunca fazem nada. Político estará sempre fazendo o seu papel, ele será sempre o político ao contrario de quem faz a política que só age durante os períodos de eleição.

Parece contraditório, mas se analisar pela seguinte perspectiva entenderá do eu estou falando:

Durante o período de eleição, os políticos fazem seu papel de nos persuadir de que suas administrações colocarão em primeiro plano os interesses da população – estrão sendo astutos -. Enquanto nós que deveríamos fazer política, desligamos a TV porque achamos que é um momento de chatice, sem nos preocupar em ver a cara dos candidatos, sem nos atentar naquilo que já vou falado e nada foi feito, ou naquele que causou polemica e não deveria mais estar ali. E no final ainda votamos nos palhaços para extravasar e ironizar um pouquinho este universo (achamos engraçado dar risada na nossa própria cara).



Quando os políticos ganham a eleição, vão logo tratando de nomear seus comparsas que serão cúmplice em todas as suas ações corruptas de forma que todos eles se ajudem para que todos eles ganharem encima disso – estão fazendo algo para seu próprio benefício em conjunto com seus apadrinhados -. Enquanto nós que deveríamos estar atento a tais escolhas e nos reunirmos em comunidade para garantir que eles façam o papel deles (embora eles estejam fazendo), estaremos festejando as festas de fim de ano e esperando o carnaval passar para dar inicio às atuações publicas – Nossa mentalidade medíocre é: “o ano no Brasil só começa após o carnaval.


Durante esse período de desatenção eles estão roubando impunemente e após o carnaval continuaram roubando – estão garantindo as suas fortunas à custa do povo - .  Enquanto o povo que deveria estar fazendo política estará vidrado e mais preocupados com a novela das oito, o campeonato brasileiro de futebol e a mais insana das atribuições de quem deveria estar fazendo política é assistir o BBB – o discurso disso é: “Política é para quem entende”. Quando na verdade todos deveria entender bem desse assunto.





Durante todo o mandato, os políticos fazem nada por você, o povo, e muito ou tudo por eles, enquanto o povo fazem nada por si mesmo porque se conformam que a política é assim mesmo e foda-se o resto – ou melhor foda-se nós mesmo.

  
Quando alguma polêmica explode a cerca da política, trata-se da tentativa de manter-se na mídia e bem na fita. Enquanto nós, o povo, nos impressionamos com os seus assustadores feitos  como se isso não fosse previsível antes das eleições quando desligamos nossas televisões para o horário político.



Quando os políticos são absolvidos de toda culpa, eles voltam para o poder para continuar fazendo toda merda que propuseram a fazer desde o inicio – assim continuarão sendo políticos – enquanto nós, o povo que deveríamos estar fazendo política continuamos na novela, no futebol e no BBB... a ponto de esquecer tudo o que se passou e deixar rolar... essa porra nunca vai mudar mesmo neh...



Quando este processo está chegando ao fim, os políticos começam a fazer campanhas, atenderam as camadas mais baixas e chamarão isso de assistencialismo e projetos de governo (Pão e Circo), mas estarão fazendo política, garantindo mais quatro nos neste processo lucrativo para eles. Enquanto nós os receberemos de braços abertos, pois, ao nosso ver este é o único momento em que eles estarão fazendo política e esqueceremos de todo o resto.



E por fim o mais obvio dos papeis. Enquanto os políticos estarão rindo da nossa cara, torrando todo nosso dinheiro, nos chamando de otários nos states, tirando da gente o que nós não temos. Nós estaremos felizes por achar que estamos cumprindo o nosso papel quando na verdade estaremos sempre fodidos por tudo o que eles fizeram sendo políticos enquanto nós ficamos parados sem fazer nada.



Pense nisso, ainda que este seja o mais puro do senso comum, pense em você, pense no que você faz quanto a política. Pense em qual papel você assume e quem na verdade que não faz nada para mudar...

***VOCÊ***

Seja astuto como eles, busque saber o seus direitos, reúna sua comunidade em prol dos direitos coletivos assim como eles fazem com os direitos individuais, seja cidadão mostre que você existe, seja você e faça política...

Poesia Democracia Ameaçada

 
 
Democracia ameaçada

Luz da escuridão,
Paz na contra mão;
Democracia de traças,
corroendo uma nação.

Liberdade sem voz,
Igualdade desigual.

Cuba condicionada,
Gente subordinada;
Reféns de uma minoria,
Assolando a multidão.

Minoria de altar,
Multidão sem lugar.

Cidadania formal,
De direitos abstratos;
Vivendo a agonia,
Desigual democracia.

Democracia ameaçada,
Política corrupção.

Malas cheias de dinheiro,
CPI do mensalão;
Sanguessugas invisíveis,
Sugando uma nação.

de Edivino Dias Matteus
Juína - MT


terça-feira, 8 de março de 2011

Você sabe o que é Impeachment ?

"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados" (Mateus, 5:6)


Improbidade administrativa; Ruas esburacadas, sem asfalto, cobertas de entulhos e mato, intransitáveis; centros históricos esfacelados, abandonados; natureza depredada; cultura limitada ou quase nenhuma; ausência total de lazer; escolas seguem um ritmo desacelerado (salvo algumas da educação particular); transporte monopolizado e ao mesmo tempo precário; estruturas políticas em ruína; empresas que entram e saem da cidade por falta de incentivo ou simplesmente por não fornecerem nenhum benefício aos comandantes da política; escândalos (mito ou verdade) por uso de drogas; representantes com um dos maiores salários da região cobranças de impostos exorbitantes; custo de vida altíssimo para uma cidade do interior que está a mais de 500 km da capital...

E o que temos em troca?

Nem se quer uma resposta, uma satisfação, sem falar nos sorrisos sínicos expressos para imprensa regional. Um nome “sério” e um governo de brincadeira. Este até parece um ataque à administração atual da cidade, mas não se limite a tão pouco. Buscamos ir mais alem. Buscamos garantir nossos direitos de cidadãos, pois nossos deveres são obrigatoriamente exigidos por eles, temos que exigir nossos direitos também.

Diante de tais fatos propomos a utilização da ferramenta

Você sabe o que é Impeachment ?

Impeachment sua tradução literal é impugnação de mandato, um termo do inglês que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do Poder Executivo, pelo congresso nacional, as Assembléias estaduais e Câmaras municipais para países presidencialista, aos seus respectivos chefes de executivo.

No caso do parlamentarismo a responsabilidade é do parlamento nacional. A acusação, parte normalmente do congresso ou Parlamento. A denúncia crime válida em qualquer tipo de Governo pode ser, por crime comum, crime de responsabilidade, abuso do poder, desrespeito as normas constitucionais ou violação de direitos pétreos, previstos na Constituição. Em vários países da Europa, usa-se o termo moção de censura, pois a origem da moção é de iniciativa do Parlamento, acrescido do termo político perda de confiança, quando então o parlamento nacional, não confia mais no Presidente e respectivo primeiro-ministro, obrigando-o a renunciar e todo seu gabinete.

A punição varia de país para país. No Brasil, o artigo 85 da Constituição Federal define quais são os crimes de responsabilidade aplicáveis ao Presidente da República, e o procedimento de impeachment é regulado pela lei 1.079/50, que em seu artigo 2º, estabelece atualmente o período máximo de cassação em cinco anos.(mas há tambem a lei que determina aplicação à prefeitos).


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Impeachment
Processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções, do presidente da República, ministros do Supremo Tribunal ou de qualquer outro funcionário de alta categoria [Cabe ao Senado, se procedente a acusação, aplicar ao infrator a pena de destituição do cargo]

FONTE: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/vocabulario/VocabularioCordel_I.html

Baseado neste termo e apoiados no
DECRETO-LEI Nº 201, DE 27 DE FEVEREIRO DE 1967 temos o direito de exigir providencias. Garantir nossos direitos e tirar do poder aqueles que não estão dispostos nem preparados para este cargo de extrema importância.

“Impeachment”. Para os leigos, seguem abaixo algumas definições que é possível encontrar na internet: